O processo de Avaliação por Competências 360º é baseado na metodologia de elencar um conjunto de competências para cada cargo da empresa, juntamente com cada competência serão escolhidos targets (níveis) que as pessoas poderão se classificar. Por exemplo:
Descrição
Frente a mudanças mostra-se interessado a novas maneiras de executar as tarefas.
Targets:
Em seguida a pessoa responde a Autoavaliação e os outros indicados como Líder, par ou colaborador respondem "o mesmo questionário" sobre a pessoa que está sendo avaliada. Todas essas informações são compiladas em um único Relatório de Avaliação Individual, nesse relatório final você poderá identificar quando existem divergências entre a Autoavaliação e, por exemplo, a Avaliação do seu Líder para uma competência específica.
Essa metodologia permite uma autoanálise mais crítica e consciente sobre como cada pessoa está sendo vista dentro do sistema organizacional. Com base nesse Relatório de Avaliação Individual é possível se fazer um Plano de Desenvolvimento Individual no qual vão ser definidos alguns objetivos para o desenvolvimento das competências que necessitam de uma atenção especial. Este Plano de Desenvolvimento é chamado de Plano de Ação e todos os detalhes do que se vai fazer para desenvolver determinada competência, com seus detalhes, serão registrados nesse documento. Portanto, você terá uma visão objetiva do quê, como e quando devem ser feitas as atividades de desenvolvimento.
Por fim você terá o acompanhamento do Plano de Ação através de indicadores numéricos e coloridos que facilitarão a comunicação entre o Líder e o Colaborador, de modo que cada pessoa possa avaliar se o plano proposto está se desenvolvendo satisfatoriamente.